17 de dez de 2012

O Cristão Deve Guardar o Sábado?

 

cartoes getsemani (324)

A Bíblia é a regra de fé e conduta de todo genuíno cristão e, portanto, aquele que estiver firmado na Palavra de Deus não será abalado facilmente.

Precisamos entender de uma vez por todas que costume judaico não é doutrina cristã! Entendo que muitos judeus guardem a Lei Mosaica, mas se afirmam que a mesma os salvará e que quem não a cumprir será réu de condenação ao inferno, os mesmos dizem heresia à luz do Novo Testamento.

Podemos perceber que o legalismo acaba exaltando de modo a lei que chega a excluir a graça:

NÃO É MUITO, POIS, QUE OS SEUS MINISTROS SE TRANSFIGUREM EM MINISTROS DA JUSTIÇA; O FIM DOS QUAIS SERÁ CONFORME AS SUAS OBRAS.” (II Coríntios 11:15)

MAS AQUELE QUE VOS INQUIETA, SEJA ELE QUEM FOR, SOFRERÁ A CONDENAÇÃO." (Gálatas 5:10)

Para todo aquele que tem seu coração firmado na fé em Cristo Ele é o Senhor e Salvador que veio cumprir tudo que estava “... escrito na lei de Moisés, e nos profetas e nos Salmos." (Lucas 24:44), “... para justiça de todo aquele que crê." (Romanos 10:4)

A fé, descrita como comportamento humano é obediência (Romanos 5:1; 6:16-23; 10:16, 17), um direcionamento novo da vontade, e, por fim, uma nova mentalidade. Na fé, todo o ser do homem volta-se para a realidade de Deus e se comporta de acordo. Portanto, a lei foi anulada porque deixou de ser o referencial para a obediência. Esta agora é a nova natureza humana por intermédio de Jesus Cristo.

Os verdadeiros cristãos vivem segundo a plenitude dos tempos (dispensação da graça) porque “... não somos como Moisés, que punha um véu sobre a sua face, para que os filhos de Israel não olhassem firmemente para o fim daquilo que era transitório. MAS OS SEUS SENTIDOS FORAM ENDURECIDOS; PORQUE ATÉ HOJE O MESMO VÉU ESTÁ POR LEVANTAR NA LIÇÃO DO VELHO TESTAMENTO, O QUAL FOI POR CRISTO ABOLIDO; E até hoje, quando é lido Moisés, o véu está posto sobre o coração deles. Mas, quando se converterem ao Senhor, então o véu se tirará. Ora, o Senhor é Espírito; e onde ESTÁ O ESPÍRITO DO SENHOR, aí há LIBERDADE. Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.” (2 Coríntios 3:13-16)

Atos 13: 39-41:

“E de tudo o que, PELA LEI DE MOISÉS, NÃO PUDESTES SER JUSTIFICADOS, por ele é justificado todo aquele que crê. Vede, pois, que não venha sobre vós o que está dito nos profetas: VEDE, Ó DESPREZADORES, E ESPANTAI-VOS E DESAPARECEI; PORQUE OPERO UMA OBRA EM VOSSOS DIAS, OBRA TAL QUE NÃO CREREIS, SE ALGUÉM VO-LA CONTAR.”

Não usarei neste estudo argumentos próprios, mas vou expor somente através de passagens bíblicas que esta afirmação é completamente nula, porque:

1 Coríntios 3:11

"Ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo."

Apóstolo Paulo, inspirado pelo Espírito Santo de Deus, disse:

Gálatas 4: 9-11:

“Mas agora, conhecendo a Deus, ou, antes, sendo conhecidos por Deus, como tornais outra vez a esses RUDIMENTOS FRACOS E POBRES, aos quais de novo quereis servir? GUARDAIS DIAS, E MESES, E TEMPOS, E ANOS. Receio de vós, que não haja trabalhado em vão para convosco.”

Colossenses 2: 16,17:

”Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos SÁBADOS, que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo.”

Romanos 14:5-10:

“Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em sua própria mente. Aquele que faz caso do dia, para o Senhor o faz e o que não faz caso do dia para o Senhor o não faz. O que come, para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e o que não come, para o Senhor não come, e dá graças a Deus. Porque nenhum de nós vive para si, e nenhum morre para si. Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. De sorte que, ou vivamos ou morramos, somos do Senhor. Porque foi para isto que morreu Cristo, e ressurgiu, e tornou a viver, para ser Senhor, tanto dos mortos, como dos vivos. Mas tu, por que julgas teu irmão? Ou tu, também, por que desprezas teu irmão? Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Cristo.”

Romanos 3: 21-28:

“Mas agora se MANIFESTOU SEM A LEI A JUSTIÇA DE DEUS, tendo o testemunho da lei e dos profetas; ISTO É, A JUSTIÇA DE DEUS PELA FÉ EM JESUS CRISTO PARA TODOS E SOBRE TODOS OS QUE CRÊEM; porque não há diferença. Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus. Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus; para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus. Onde está logo a jactância? É excluída. Por qual lei? Das obras? Não; mas pela LEI DA FÉ. Concluímos, pois, que O HOMEM É JUSTIFICADO PELA FÉ SEM AS OBRAS DA LEI.”

1 Timóteo 1:9-11:

"Sabendo isto, que A LEI NÃO É FEITA PARA O JUSTO, MAS PARA OS INJUSTOS e obstinados, para os ímpios e pecadores, para os profanos e irreligiosos, para os parricidas e matricidas, para os homicidas. Para os devassos, para os sodomitas, para os roubadores de homens, para os mentirosos, para os perjuros, E PARA O QUE FOR CONTRÁRIO À SÃ DOUTRINA, Conforme o evangelho da glória de Deus bem-aventurado, que me foi confiado."

Gálatas 3 : 11:

"E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá da fé."

Tito 1 : 14:

"Não dando ouvidos às fábulas judaicas, nem aos mandamentos de homens que se desviam da verdade."

Gálatas 4:9-11:

"Mas agora, conhecendo a Deus, ou, antes, sendo conhecidos por Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir? Guardais dias, e meses, e tempos, e anos. Receio de vós, que não haja trabalhado em vão para convosco."

Colossenses 2 : 23:

"As quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntária, humildade, e em disciplina do corpo, MAS NÃO SÃO DE VALOR ALGUM SENÃO PARA A SATISFAÇÃO DA CARNE."

Nós que somos livres (filhos da promessa) não devemos andar segundo a Lei Mosaica por esses motivos, porque:

1º Nenhuma pessoa conseguirá ser justificada pela Lei Mosaica, pois ninguém é capaz de cumprir as 613 disposições, ordens e proibições dessa lei para satisfazer as exigências divinas: "Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada." (Gálatas 2 : 16);

2º Por sermos cristãos somos justificados pela fé no Senhor Jesus Cristo que foi o único que cumpriu as 613 disposições, ordens e proibições da Lei Mosaica, até sendo morto para isso, a fim de justificar aqueles que Nele crêem: “PORQUE O FIM DA LEI É CRISTO, PARA JUSTIÇA DE TODO AQUELE QUE CRÊ” (Romanos 10:4);

3º Por sermos nova criatura em Cristo, andamos segundo a LEI DO ESPÍRITO SANTO, que é mais excelente do que a lei mosaica, veja: “Mas o Fruto do Espírito é: Amor, Alegria, Paz, Longanimidade, Benignidade, Bondade, Fidelidade, Mansidão, Domínio Próprio. CONTRA ESTAS COISAS NÃO HÁ LEI” (Gálatas 5.22-23).

A Nova Aliança feita em Cristo Jesus também tem mandamentos a serem observados pelos Cristãos, vejamos:

1. Não terás outros deuses diante de mim (Êxodo 20:3)

“... vos convertais ao Deus vivo, que fez o céu, e a terra...” (Atos 14:15)

2. Não farás para ti imagens de esculturas (Êxodo 20:4)

“Filhinhos, guardai-vos do ídolos (1 João 5:21)

3. Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão (Êxodo 20:7)

“... não jureis nem pelo Céu, nem pela terra” (Tiago 5.12)

4. “Lembra-te do dia do sábado, para o santificar” (Êxodo 20:8)

NÃO HÁ ESTE MANDAMENTO NO NOVO TESTAMENTO

5. “Honra a teu pai e tua mãe” (Êxodo 20:12)

“Filhinhos, obedeceis a vossos pais” (Efésios 6:1)

6. “Não matarás” (Êxodo 20:13)

“Não matarás” (Romanos 13:9)

7. “Não adulterarás” (Êxodo 20:14)

“Não adulterarás” (Romanos 13:.9)

8. “Não furtarás” (Êxodo 20:15)

“Não furtarás” (Romanos 13:9)

9. “Não dirás falso testemunho” (Êxodo 20:16)

“Não mintais uns aos outros” (Colossenses 3:9)

10. “Não cobiçarás” (Êxodo 20:17)

“Não cobiçarás” (Romanos 13:9)

Todo genuíno cristão espiritual, em relação às coisas físicas temporais, se comporta dessa maneira:

1 Coríntios 7:29-31:

“Isto, porém, vos digo, irmãos, que o tempo se abrevia; o que resta é que também os que têm mulheres sejam como se não as tivessem; e os que choram, como se não chorassem; e os que folgam, como se não folgassem; e os que compram, como se não possuíssem; e os que usam deste mundo, como se dele não abusassem, porque a aparência deste mundo passa.”

A guarda do sábado foi o selo Divino estabelecido com os Judeus (Israel), o povo de Deus escolhido depois da fundação do Universo, por isso que os genuínos cristãos não guardam o sábado, domingo ou outro dia da semana, porque “... não sois do mundo..." (João 15.19), ou seja, o povo Espiritual divino (Israel de Deus) é que foi escolhido antes da fundação dos tempos!

Vejamos agora qual é o Selo divino estabelecido com o povo Espiritual de Deus (cristãos) que está vivendo na Nova Aliança:

2 Coríntios 1 : 22:

"O qual também nos selou e deu o penhor do Espírito em nossos corações."

2 Coríntios 5 : 5:

"Ora, quem para isto mesmo nos preparou foi Deus, o qual nos deu também o penhor do Espírito."

Efésios 1 :13-14:

"Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa. O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória."

Segundo as passagens bíblicas supracitadas, o selo de Deus na nova aliança, é a presença do Espírito Santo na vida do discípulo do Senhor, que produz nele o fruto do Espírito sendo demonstrado por suas obras; contra estas coisas NÃO HÁ LEI (Gálatas 5: 1-5; 22-23)

Quem lê o antigo testamento constata que o Novo Testamento é o cumprimento das promessas feitas no velho, por isso que apóstolo Paulo fala que as coisas que aconteceram na velha aliança "... são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo." (Colossenses 2:17), logo, podemos concluir que depois da morte e ressurreição do Senhor Jesus Cristo tudo que estava “... escrito na lei de Moisés, e nos profetas e nos Salmos." (Lucas 24:44) foi cumprido por Ele, “... para justiça de todo aquele que crê." (Romanos 10:4), logo, a “... lição do velho testamento... foi por Cristo abolido." (2 Coríntios 3 : 14).

Por fim, em nenhum lugar do Novo Testamento, é encontrado o mandamento de guardar o sábado. Aliás, o próprio Senhor Jesus Cristo violou o sábado e também nos deu autoridade para violarmos! Deus te abençoe!

Baseado no estudo de Gilberto Lisboa.

Leia mais:
Maxwell Palheta: Salvação, A importância de Nascer de Novo
O Espírito Santo e o Novo Nascimento
A Importância do Espírito Santo
 


Marcadores

1984 (2) A Fazenda (1) Abner Ferreira (2) Aborto (5) Adoração (1) Agenor Duque (1) Albert Pike (10) Aldous Huxley (1) Aleister Crowley (8) Alex Jones (3) Alimentação (5) Amor (61) Anti-Cristo (28) Anton LaVey (11) Aplicativo (1) Apocalipse (52) Apostasia (81) Apóstolo Paulo (4) Apple (1) Aquino (2) Arquitetura (1) Arrebatamento (2) Atalaia (4) Atentado Paris (1) Autoridade (7) Avicci (1) Aylan Kurdi (1) Ayrton Senna (1) Bancada Evangélica (14) Baphomet (7) Barack Obama (12) Batalha Espiritual (16) Bíblia (3) Bíblia Satânica (8) Big Brother (23) Bispo Dozane (3) Bispo Macedo (12) Bispo Robson Rodovalho (2) Blogueiros (34) Brasília (2) Bruxaria (3) Cabala (6) Caim (2) Caio Fábio (1) Carnalidade (72) Carnaval (3) Catolicismo (9) Cenas fortes (1) Cezar Scholze (1) CIA (4) Clube Bilderberg (10) Codex Alimentarius (1) Comunismo (1) Conspiração (51) Controle mental (50) Copa do Mundo (1) Copa do Mundo 2014 (2) Corrupção (83) Crianças (2) Crise na Europa (8) Crítica (12) Cruz (1) Culto ao vivo (5) Cura (3) Daniel Batista (1) Daniel Estulin (6) Daniel Messac (1) Danilo Fernandes (1) Demas (1) Dep. João Campos (1) Depressão (4) Desafio (2) Desenho (2) Deuses (13) Dia dos Namorados (1) Dia dos Pais (1) Dinheiro (38) Dízimo (10) dr. Pedroza (1) Drogas (12) Economia (15) Edir Macedo (30) Eduardo Paes (1) Educação (8) Egito (4) Elite global (35) Emocional (2) Enoque Lima (4) Entretenimento (39) Entrevista (4) Escrever (1) Espiritismo (10) Espírito Santo (4) Estêvão (2) Estudo (106) Estupro (2) Evangelho (2) exposição (1) Fabio Pires (1) Facebook (3) Família (23) Faraó (7) Farsa Aquecimento Global (2) (40) Feliz Ano Novo (2) FIFA (2) Filemom (2) Futebol (1) G.A.D.U (25) Gabriel Medina (1) Gay (2) Genizah (1) George Bush (1) George Orwell (1) Gnosticismo (3) Gospel (17) Gospel Mais (3) Graça (15) HAARP (4) Halloween (1) Hangout (87) Hipnose (2) História (11) Hitler (1) Homossexualismo (40) Hórus (4) HSBC (1) Humanismo (12) Idolatria (25) Igreja (34) Igreja Em Ação (1) Igreja Universal (25) Illuminati (15) Índios (1) Influência (46) Internet (27) Iphone (1) Irmãos (48) Isadora Faber (1) Islã (1) Israel (2) Jaime Santana (29) JAMI (2) Jesus (84) (1) Jogo da Velha (1) Jogos (1) Jornal Estadão (1) Julian Assange (3) Julio Severo (3) Juventude (9) Kuddle (1) Legalismo (2) Louvor (5) Lúcifer (29) Maçonaria (165) MAFIA (3) Magia (11) Magno Malta (4) Manipulação (94) Manoel Ferreira (5) Marcha para Jesus (12) Marco Feliciano (20) Marcos Pereira (4) Marília Camargo César (1) Marisa Lobo (3) Matança (1) Matemática (2) Matrix (4) Maxwell Palheta (178) Mazzini (3) Ménage à trois (1) Mensagem (160) Mensagem Subliminar (12) Microchip (1) Mídia (92) Mike Murdoch (1) Mitologia Grega (2) MK Ultra (7) Moisés (2) MomentCam (1) Monsanto (1) Mortos (7) Moyses Macedo (1) Muçulmanos (5) Múmia (1) Música Secular (9) Músicas (6) NASA (2) Necronomicon (2) Neemias Gomes (1) Nova Era (9) Nova Ordem Mundial (73) O Rappa (1) Ocultismo (50) Olho de Hórus (8) Olimpíadas Londres 2012 (3) Opinião (284) Paganismo (16) Palestra (7) Papa (4) papa francisco (1) Paris (2) Pastor (5) Patricia Piccinini (1) Paul Walker (2) Paul Washer (3) Paulo Curi (2) PC do B (5) Pecado (59) Pedofilia (1) Perdão (21) Pirâmides (4) Pnl (1) Poema (4) Política (161) Pornografia (1) Portugal (2) Praga (1) PRB (1) Pré Pós Tribulação (3) Proclamação da República (1) Programação Monarca (3) PSB (5) PSC (9) PSDB (13) Psicologia (3) PT (17) Rachel Sheherazade (1) Rafinha Bastos (1) Raquel Elana (2) Rebeldia (19) Rede Globo (21) Rede Record (4) Reflexão (145) Rei Davi (1) Religião (71) Rio de Janeiro (43) Rituais (22) rockefeller (1) Rotschild (2) Ruy Castro (1) Sacrifício (16) Salvação (52) Samuel Ferreira (6) Santidade (44) Satanismo (43) Saúde (20) Sebastião Aragão (1) Semíramis (2) Set (3) Sexo (4) Silas Malafaia (52) Simbologias (14) Skinhead (1) Skull and Bones (2) Solidariedade (1) Stalin (1) Tecnologia (34) Televisão (1) Templo de Salomão (3) Teologia da Prosperidade (13) Terra plana (1) Thalles Roberto (1) Thomas Edison (1) Timóteo (1) Transgênicos (1) Trauma (6) Ufo (5) Universo Cristão (162) Usain Bolt (1) Vídeos (316) voyeurismo (3) WikiLeaks (3) Zumbi (2)