7 de fev de 2012

TRAUMA e CURA INTERIOR

trauma e cura interior - Priscila e Maxwell Palheta

Este tema trás implicações a todos nós como seres humanos. Quem já não viveu ou foi vítima de algum tipo de TRAUMA? Seja ele em níveis distintos. Sabemos também, que cada ser humano tem capacidade para lidar com traumas de formas diferentes.

Há traumas que envolvem apenas situações desagradáveis, enquanto que outros estão diretamente associados com pessoas que nos causaram males.

O trauma sempre vai existir ou pode ser apagado da memória pelo poder do Espírito Santo de Deus? A ocorrência do trauma poderia ser permissão de Deus e por isso pode ser superado?

Tomar remédios pelos métodos convencionais (psicoterapias e drogas) é pecado?

Como lidar com sentimentos dolorosos? Como conviver com a auto-estima em baixa, a culpa, frustração e muitas outras feridas emocionais, que tanto interferem em nosso comportamento?

Um fato pode ser concordância entre nós: cada indivíduo precisa de tratamento diferente mediante os tipos das experiências traumáticas e fatores intrínsecos e extrínsecos.

A fé e confiança em Deus tem sido a chave libertadora para os que buscam a Deus através da verdade de sua palavra. Vejamos primeiro com relação à drogas:

Os remédios aliviam os sintomas (na maioria das vezes à custa de efeitos colaterais), mas não apagam as lembranças e os freqüentes conflitos emocionais que mantém a experiência viva no íntimo de cada um.

Sabendo disso, vamos ao que nos revela a palavra de Deus acerca de quando oramos:

"...o Espírito nos assiste em nossa fraqueza..." (Romanos 8:26). A palavra "assistir" é colocada justamente no sentido de acompanhar, passo a passo, um processo de cura. A bíblia demonstra a imensurável graça e infinito amor de Deus no sentido de promover a cura integral do homem. A ação libertadora e curadora do Espírito Santo restaura a alma das feridas emocionais do passado.

A palavra de Deus nos traz várias passagens com orientações e conforto a este respeito:

"Dá-nos auxílio para sair da angústia, porque vão é o socorro da parte do homem." (Salmos 108:12).
"Invoca-me no dia da angústia; eu te livrarei, e tu me glorificarás." (Salmos 50:15).
"Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia." (Salmos 46:1).
"Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas." (Mateus 11:29).
“Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desesperados; perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos.” (II Coríntios 4:8-9).
“Lança o teu fardo sobre o Senhor, e ele te susterá; nunca permitirá que o justo seja abalado.” (Salmos 55:22).

Outra questão importante relacionada à cura interior é o perdão. Temos que perdoar a quem nos ofendeu. Se o trauma envolver pessoas que nos ofenderam, temos que liberar perdão para obtermos a cura. O perdão rompe as cadeias emocionais que nos prendem às experiências dolorosas do passado. Quando seguramos a raiva ou ódio de alguém que nos causou males, estamos amarrados a essas emoções e não obteremos vitória enquanto não liberarmos perdão a essas pessoas. O perdão romperá as correntes emocionais negativas. Passado e presente se distanciarão.

A falta de perdão é a principal porta de entrada de satanás na vida dos cristãos. Paulo nos exorta para perdoarmos a fim de que satanás não alcance vantagem sobre nós. (II Coríntios 2:11).

Nossa relação com os demais (bons e maus) deve ser a mesma de Deus para conosco: perdão, aceitação e amor. Perdoar não significa que devemos tolerar o pecado ou compartilhar dos erros dos outros. Há situações em que a pessoa traumatizada torna-se vítima da ingerência de demônios. Para casos desse tipo é preciso libertação espiritual e restauração das emoções. Se você é um renascido veja seu passado à luz do que você é em Cristo. Você tem uma nova herança em Cristo. O trauma exerce efeito sobre sua natureza adâmica, não sobre sua nova natureza em Cristo. Todos nós podemos ser vítimas de traumas e isto não pode ser evitado porque está relacionado ao nosso passado e não há como voltar no tempo e modificar nossa experiência dolorosa. Mas, o cristão tem como romper com o passado e deixar de ser vítima do tempo, seguindo a vida com sua nova identidade em Cristo.

A intensidade da emoção primária (traumática) foi gerada a partir da percepção dos fatos, quando ocorreram. A emoção secundária é gerada a partir da percepção de nossa nova identidade (hoje) em Cristo. Muitas pessoas são escravas dos traumas e vivem num baixo padrão de vida porque estão presas às emoções negativas de experiências ruins que aconteceram no passado. Quando assumimos nossa nova identidade em Cristo, as coisas velhas ficam para trás, somos libertos de tudo.

A Bíblia ensina como fazer uma reengenharia na alma, de modo que os nossos pensamentos, sentimentos e vontades tenham o padrão de Jesus e não o de Adão caído.

”Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” (II Coríntios 5:17).

Outros procedimentos bíblicos de cura interior:

A cura de um trauma emocional pode acontecer como conseqüência de diversos fatores espirituais, dentre eles:

1. Pela providência soberana de Deus: Joel 2:28,29 com Atos 2. É Deus quem escolhe as pessoas, os lugares, os tempos e as circunstâncias. (Daniel 4:35, Mateus 20:15); (Juízes 6:11,34).

2. Escrituras: A bíblia orienta, conforta, edifica e cura a alma. A leitura regular da bíblia promove o fortalecimento necessário ao homem interior.

Romanos 15:4 - “Porquanto, tudo que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que, pela constância e pela consolação proveniente das Escrituras, tenhamos esperança.”

3. Palavra Profética: As profecias acontecem através da inspiração e da revelação:

Profecia por Inspiração – A profecia é uma expressão verbal inspirada pelo Espírito Santo em dado momento. Cremos que Deus ao dar a inspiração, capacita sobrenaturalmente a natureza espiritual do profeta, conferindo-lhe poder de falar um pronunciamento ungido de forma completamente distinto do alcance natural de suas faculdades mentais.

Profecia por Revelação – O profeta anuncia uma mensagem divina recebida anteriormente por meio de sonhos, visões, etc.

I Coríntios 14:3 – “Mas o que profetiza fala aos homens para edificação, exortação e consolação.”

4. Fatos/acontecimentos: I Coríntios 7.6 – “Mas Deus, que consola os abatidos, nos consolou com a vinda de Tito”;

5. Prática na irmandade: II Coríntios 1.4 – “Que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, pela consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus”.

6. Pelo contato com a presença de Deus: “Presença de Deus nas Pessoas, através de objetos e lugares.”
a) Contato pessoal: Atos 5:12-15. Cura divina pelo toque das mãos. O livro de Hebreus - Hb 6:1,2 - Diz claramente que a imposição de mãos é um dos princípios da doutrina cristã.

b) Contato por objetos: Os lenços de Paulo foram usados como instrumentos de poder de cura e libertação. (Atos 19:11-12). "... tocar na orla das vestes...todos quantos tocavam eram curados" Marcos 6:56.

c) Contato com a presença de Deus num lugar abençoado:

"...então sucedeu que a casa, a saber, a casa do Senhor, se encheu de uma nuvem; de maneira que os sacerdotes não podiam estar ali para ministrar, por causa da nuvem, porque a glória do Senhor encheu a casa de Deus." (II Crônicas 5:11-14).

"Então enviou Saul mensageiros... os quais viram um grupo de profetas profetizando... e o Espírito de Deus veio sobre os mensageiros de Saul e também eles profetizaram. Avisado disso Saul enviou outros mensageiros e também estes profetizaram; então enviou Saul ainda uns terceiros, os quais também profetizaram. Então, foi para a casa dos profetas, em Ramá e o mesmo Espírito de Deus veio sobre ele (Saul), que, caminhando, profetizava..." (I Samuel 19:20-24).

7. Pela Súplica: Com Orações e Súplicas –A unção pode ser resultante de uma vida de oração e súplica. Em Lucas há uma promessa condicionante:

"Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais o Pai celestial dará o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?" (Lucas 11:13).

8. Prática das Leis espirituais: A Lei da Semeadura e a Lei do Retorno. Colhemos o que plantamos. Geralmente a colheita é na proporção do plantio.

Gálatas 6:7 – “ Pois tudo o que o homem semear, isso também ceifará.”

Se plantarmos a bondade, por exemplo, certamente colheremos coisas boas.

Eclesiastes 11.1 – “Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás.”

9. Comunhão com o Senhor: Efésios 6:10 - O apóstolo Paulo disse: “ Finalmente, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.”

Intimidade em adoração e oração com o Médico dos médicos, Jesus, é a melhor forma de receber a cura interior. A visitação do Espírito Santo é balsâmica: sereniza nossa alma, cura as feridas interiores.

Sofonias 3:17 – “O Senhor teu Deus está no meio de ti, poderoso para te salvar; ele se deleitará em ti com alegria; renovar-te-á no seu amor, regozijar-se-á em ti com júbilo.”

Isaías 61:3 - "... a ordenar acerca dos que choram em Sião que se lhes dê uma coroa em vez de cinzas, óleo de gozo em vez de pranto, vestidos de louvor em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem árvores de justiça, plantação do Senhor, para que ele seja glorificado".

10. Pela obediência ao Senhor e a Sua palavra: Deuteronômio 30: 9-10.

”Então o Senhor teu Deus te fará prosperar grandemente em todas as obras das tuas mãos, no fruto do teu ventre, e no fruto dos teus animais, e no fruto do teu solo; porquanto o Senhor tornará a alegrar-se em ti para te fazer bem, como se alegrou em teus pais; quando obedeceres à voz do Senhor teu Deus, guardando os seus mandamentos e os seus estatutos, escritos neste livro da lei; quando te converteres ao Senhor teu Deus de todo o teu coração e de toda a tua alma.”

Podemos concluir então que, apesar de existirem propósitos (Eclesiastes 3:1) para que situações aconteçam mediante a permissão de Deus, mesmo assim Ele nos dá escapes, livramentos e toda possibilidade de cura ocasionada pelo trauma, basta ter fé em Seu poder e amor infinito. A palavra de Deus nos ensina que todo sofrimento pode trazer também o processo de crescimento espiritual. Sabemos que no mundo teremos aflições (João 16:33), ninguém está livre disso, mas Cristo venceu o mundo e nos deu autoridade através de seu sangue vertido na Cruz do Calvário para superarmos nossos conflitos e dores. Não desista, prossiga com seus olhos voltados somente para JESUS e jamais se esqueça que o melhor está preparado para aqueles que O buscam: a gloriosa vida eterna!

A paz do Senhor! Deus te abençoe!



Marcadores

1984 (2) A Fazenda (1) Abner Ferreira (2) Aborto (5) Adoração (1) Agenor Duque (1) Albert Pike (10) Aldous Huxley (1) Aleister Crowley (8) Alex Jones (3) Alimentação (5) Amor (61) Anti-Cristo (28) Anton LaVey (11) Aplicativo (1) Apocalipse (52) Apostasia (81) Apóstolo Paulo (4) Apple (1) Aquino (2) Arquitetura (1) Arrebatamento (2) Atalaia (4) Atentado Paris (1) Autoridade (7) Avicci (1) Aylan Kurdi (1) Ayrton Senna (1) Bancada Evangélica (14) Baphomet (7) Barack Obama (12) Batalha Espiritual (16) Bíblia (3) Bíblia Satânica (8) Big Brother (23) Bispo Dozane (3) Bispo Macedo (12) Bispo Robson Rodovalho (2) Blogueiros (34) Brasília (2) Bruxaria (3) Cabala (6) Caim (2) Caio Fábio (1) Carnalidade (72) Carnaval (3) Catolicismo (9) Cenas fortes (1) Cezar Scholze (1) CIA (4) Clube Bilderberg (10) Codex Alimentarius (1) Comunismo (1) Conspiração (51) Controle mental (50) Copa do Mundo (1) Copa do Mundo 2014 (2) Corrupção (83) Crianças (2) Crise na Europa (8) Crítica (12) Cruz (1) Culto ao vivo (5) Cura (3) Daniel Batista (1) Daniel Estulin (6) Daniel Messac (1) Danilo Fernandes (1) Demas (1) Dep. João Campos (1) Depressão (4) Desafio (2) Desenho (2) Deuses (13) Dia dos Namorados (1) Dia dos Pais (1) Dinheiro (38) Dízimo (10) dr. Pedroza (1) Drogas (12) Economia (15) Edir Macedo (30) Eduardo Paes (1) Educação (8) Egito (4) Elite global (35) Emocional (2) Enoque Lima (4) Entretenimento (39) Entrevista (4) Escrever (1) Espiritismo (10) Espírito Santo (4) Estêvão (2) Estudo (106) Estupro (2) Evangelho (2) exposição (1) Fabio Pires (1) Facebook (3) Família (23) Faraó (7) Farsa Aquecimento Global (2) (40) Feliz Ano Novo (2) FIFA (2) Filemom (2) Futebol (1) G.A.D.U (25) Gabriel Medina (1) Gay (2) Genizah (1) George Bush (1) George Orwell (1) Gnosticismo (3) Gospel (17) Gospel Mais (3) Graça (15) HAARP (4) Halloween (1) Hangout (87) Hipnose (2) História (11) Hitler (1) Homossexualismo (40) Hórus (4) HSBC (1) Humanismo (12) Idolatria (25) Igreja (34) Igreja Em Ação (1) Igreja Universal (25) Illuminati (15) Índios (1) Influência (46) Internet (27) Iphone (1) Irmãos (48) Isadora Faber (1) Islã (1) Israel (2) Jaime Santana (29) JAMI (2) Jesus (84) (1) Jogo da Velha (1) Jogos (1) Jornal Estadão (1) Julian Assange (3) Julio Severo (3) Juventude (9) Kuddle (1) Legalismo (2) Louvor (5) Lúcifer (29) Maçonaria (165) MAFIA (3) Magia (11) Magno Malta (4) Manipulação (94) Manoel Ferreira (5) Marcha para Jesus (12) Marco Feliciano (20) Marcos Pereira (4) Marília Camargo César (1) Marisa Lobo (3) Matança (1) Matemática (2) Matrix (4) Maxwell Palheta (178) Mazzini (3) Ménage à trois (1) Mensagem (160) Mensagem Subliminar (12) Microchip (1) Mídia (92) Mike Murdoch (1) Mitologia Grega (2) MK Ultra (7) Moisés (2) MomentCam (1) Monsanto (1) Mortos (7) Moyses Macedo (1) Muçulmanos (5) Múmia (1) Música Secular (9) Músicas (6) NASA (2) Necronomicon (2) Neemias Gomes (1) Nova Era (9) Nova Ordem Mundial (73) O Rappa (1) Ocultismo (50) Olho de Hórus (8) Olimpíadas Londres 2012 (3) Opinião (284) Paganismo (16) Palestra (7) Papa (4) papa francisco (1) Paris (2) Pastor (5) Patricia Piccinini (1) Paul Walker (2) Paul Washer (3) Paulo Curi (2) PC do B (5) Pecado (59) Pedofilia (1) Perdão (21) Pirâmides (4) Pnl (1) Poema (4) Política (161) Pornografia (1) Portugal (2) Praga (1) PRB (1) Pré Pós Tribulação (3) Proclamação da República (1) Programação Monarca (3) PSB (5) PSC (9) PSDB (13) Psicologia (3) PT (17) Rachel Sheherazade (1) Rafinha Bastos (1) Raquel Elana (2) Rebeldia (19) Rede Globo (21) Rede Record (4) Reflexão (145) Rei Davi (1) Religião (71) Rio de Janeiro (43) Rituais (22) rockefeller (1) Rotschild (2) Ruy Castro (1) Sacrifício (16) Salvação (52) Samuel Ferreira (6) Santidade (44) Satanismo (43) Saúde (20) Sebastião Aragão (1) Semíramis (2) Set (3) Sexo (4) Silas Malafaia (52) Simbologias (14) Skinhead (1) Skull and Bones (2) Solidariedade (1) Stalin (1) Tecnologia (34) Televisão (1) Templo de Salomão (3) Teologia da Prosperidade (13) Terra plana (1) Thalles Roberto (1) Thomas Edison (1) Timóteo (1) Transgênicos (1) Trauma (6) Ufo (5) Universo Cristão (162) Usain Bolt (1) Vídeos (316) voyeurismo (3) WikiLeaks (3) Zumbi (2)