14 de fev de 2012

Bíblia e Ciência X Bíblia Satânica

anton lavey - priscila e maxwell palheta

 

Este estudo tem como objetivo promover uma reflexão a respeito de trechos da Bíblia Satânica de Anton LaVey que divergem com orientações da Bíblia e da Ciência a nível de saúde do homem. Veremos a seguir, como os estudos da biologia humana e processos bioquímicos saudáveis confirmam o que a Bíblia Sagrada de Cristo já revelava há mais de 2000 anos atrás em suas passagens. Em vista disso, analisemos o que a Bíblia Satânica tem a contrapor em referência aos processos humanos existenciais.

Primeiro ponto: O que a Bíblia Satânica de Anton LaVey diz a respeito aos impulsos humanos? Os 7 pecados capitais são parte de sua orientação para a vivência humana? Vejamos a seguir alguns destaques:

(págs 27, 28, 30, 40, 53, 54, 56, 57 e 58)

“Os sete pecados capitais da Igreja Cristã são: cobiça, orgulho, inveja, ira, gula, luxúria, e preguiça. Satanismo defende a indulgência de cada um destes “pecados" pois eles podem ser o caminho para a satisfação física, mental, ou emocional.”

“JJ. Satan representa todos os assim chamados pecados, pois eles levam a uma gratificação física, mental e emocional!

GG.Satan representa vingança, em vez de virar a outra face!”

“Amem-se uns aos outros" foi dito ser a lei suprema, mas por qual poder? Sobre qual autoridade racional o gospel do amor se apoia? Por que eu não deveria odiar meus inimigos – se eu "amá-los" não ficarei à sua mercê?”

“2. É natural que inimigos façam o bem um ao outro – e o que é o bem?

3. Pode a vítima rasgada e ensangüentada "amar" as mandíbulas sujas com seu próprio sangue que o destroça membro por membro?”

“6. Ame teus inimigos e faça o bem a eles, que te odeiam e te usam – não é esta a filosofia do covarde que rola e esconde a cabeça quando é chutado?

7. Odeie seus inimigos com todo o seu coração e se um homem lhe bater em uma das faces ESMURRE ele na outra!; acerte ele com força e sem piedade pois a auto preservação é a maior das leis!

8. Aquele que oferece a outra face é um cão covarde!

9. Pague um tapa com um tapa, escárnio com escárnio, destruição com destruição, acrescido de juros! Olho por olho, dente por dente, quatro vezes pior, cem vezes pior! Faça de você o Terror para seus adversários e quando ele partir vai Ter adquirido um novo tipo de sabedoria para ruminar a caminho de casa. Dessa forma você se tornará respeitado durante todas as fases de sua vida, e seu espírito – seu espírito imortal – viverá não em paraíso intangível, mas na mente e nos atos daqueles cujo respeito você conquistou.”

“O mais forte instinto em cada ser vivente é a autopreservação, que nos traz ao ultimo dos sete pecados mortais - ódio. Não e o nosso instinto de autopreservação que e despertado quando alguém nos agride, quando nos tornamos furiosos o suficiente para nos proteger de outros ataques? Um satanista pratica este principio, "Se um homem lhe atinge numa face, golpeie-o na outra!" Não poupe o agressor. Seja um leão no caminho - seja perigoso sempre na derrota!”

“Satanismo defende uma pratica modificada da Regra de Ouro. Nossa interpretação para esta regra é: "Faça aos outros o que eles fazem a você"; porque se você "Faz aos outros como eles deveriam fazer a você" e eles, em retorno, tratam você mal, vai contra a natureza humana trata-los com consideração. Você deveria fazer aos outros o mesmo que eles fariam a você, mas se sua cortesia não é retornada, eles deveriam ser tratados com a vingança que merecem.”

“O amor é uma das emoções mais intensas sentidas pelo homem; a outra é o ódio. Forçar a você mesmo sentir amor indiscriminado é muito antinatural. Se você tenta amar a todos, você somente diminuíra os seus sentimentos por aqueles que merecem o seu amor.

O ódio reprimido pode se manifestar em muitas doenças físicas e emocionais. Aprender a liberar o seu ódio em direção àqueles que o merecem, você purga a si mesmo destas emoções malignas, e não necessita dirigir suas emoções reprimidas para quem ama.”

“Foi claramente estabelecido que a maioria de todas as doenças são de natureza psicossomática e que as doenças psicossomáticas são o resultado direto das frustrações.

Foi dito que "o bom morre jovem". O bom, pelos padrões cristãos, morre cedo. E a frustração dos nossos instintos naturais que permite a deterioração prematura de nossas mentes e corpos.”

“Esta descarga de energia bioelétrica é o mesmo que ocorre durante qualquer intensificação profunda das emoções, como: orgasmo sexual, ira cega, terror mortal, tristeza intensa etc. Destas emoções, as mais fáceis de se associarem a própria vontade são o orgasmo sexual e a ira, chegando perto a tristeza em terceiro lugar. Lembrando que as duas mais rapidamente disponíveis destas três (orgasmo sexual e ira) tem sido dissipadas da inconsciência humana como "pecaminosas" pelos mágicos brancos, que caminha carregando a maior de todas as culpas esmagadoras!”

“Quem, então, poderia ser considerado como um sacrifício humano encaixado e apropriado, e como alguém e qualificado para julgar determinada pessoa?" A resposta e brutalmente simples. Alguém que tenha injustamente prejudicado você - alguém que tenha "saído do seu caminho" para ferir você - deliberadamente causa problemas e sofrimento para você ou para quem lhe é caro. Em resumo, uma pessoa pedindo para ser amaldiçoada por suas reais ações. Quando uma pessoa, por sua conduta repreensível, praticamente grita para ser destruída, é verdadeiramente sua obrigação moral indulgenciá-lo no seu desejo. Por essa razão, você tem todo o direito de (simbolicamente) destruí-los, e se sua maldição provoca sua atual aniquilação, exulte-se de você ter sido instrumento de desembaraçar o mundo de uma peste! Se seu sucesso ou felicidade perturba uma pessoa - você não lhe deve nada! Ele e feito para ser esmagado sob os seus pés! SE AS PESSOAS LEVASSEM EM CONTA AS CONSEQÜÊNCIAS DE SUAS PRÓPRIAS AÇÕES, ELAS PENSARIAM DUAS VEZES!”

Segundo ponto: O que as ciências dizem a respeito dos impulsos humanos e doenças somatizadas? (Trechos do Tratado de Enfermagem Médico-Cirúrgica Bunner e Suddarth, volume 1, 9a edição, 2002)

“Como nossa percepção de eventos e nossos estilos de adequação determinam se um evento ativa ou não, e em que extensão, o sistema de resposta ao estresse, e como a resposta ao estresse afeta a atividade imune, nossas percepções, idéias e pensamentos podem ter profundas conseqüências neuroquímicas e imunológicas. Múltiplos estudos demonstram alteração da função imune, conforme evidenciado por uma diminuição no numero de leucócitos, resposta imune comprometida às imunizações e citotoxidade diminuída das células natural killer em pessoas sob estresse.

Outros estudos identificaram determinados traços de personalidade, como otimismo e adequação ativa, como tendo efeitos positivos sobre a saúde ou sobre medidas imunes específicas.”

“A freqüência, intensidade e duração das situações estressantes contribuem para o desenvolvimento de emoções negativas e padrões subseqüentes de descarga neuroquímica. Ao avaliar as situações de maneira mais adequada e ao adaptar-se a elas de forma mais apropriada, é possível prever e evitar algumas dessas situações. Por exemplo, os freqüentes encontros potencialmente estressantes (p. ex. discórdia conjugal) poderiam ser evitados com a melhor comunicação e resolução de problema, ou com um padrão de procrastinação (p. ex. retardar o trabalho em tarefas) pode ser corrigido para diminuir o estresse quando aproximam as metas.”

“Os processos de adaptação que incluem o uso de álcool ou drogas para diminuir o estresse aumentam o risco de doença. Outros padrões impróprios de adequação podem aumentar o risco de doença de forma menos direta. Por exemplo, as pessoas que demonstram os comportamentos de personalidade do “tipo A”, como a impaciência, competitividade e orientação para o objetivo, bem como o fato de ter uma conduta hostil subjacente perante a vida, estão mais propensas a desenvolver doenças ligadas ao estresse do que as outras pessoas. Os comportamentos do tipo A aumentam o débito de catecolaminas, os hormônios da medula da supra-renal, com seus conseqüentes efeitos sobre o corpo.

Quando a produção de ACTH é prolongada ou excessiva, são observados os padrões de comportamento de isolamento e depressão. Além disso, a resposta imune mostra-se diminuída, podendo haver o desenvolvimento de infecções e tumores.

Hipertensão, doenças do coração e vasos sanguíneos, doenças do rim, eclampsia, artrite reumática, doenças inflamatórias da pele e olhos, infecções, doenças e hipersensibilidade, doenças nervosas e mentais, distúrbios sexuais, doenças digestivas, doenças metabólicas, câncer e doenças da resistência em geral.”

Irmãos, tudo isso relatado pela ciência só vem a demonstrar que todo comportamento impuro, ou seja, odioso, destrói a natureza humana, tanto psicologicamente quanto fisiologicamente. Pessoas com personalidades que não controlam seus impulsos carregados de ira, inveja, vingança e tantos outros sentimentos malignos só trazem para si doenças. Em contrapartida, pessoas que resolvem seus problemas com calma e afetividade, têm menos propensão a desenvolver distúrbios no sistema corporal.

Terceiro e último ponto: O que a Bíblia sagrada diz a respeito de tudo isso? O que ela nos ensina perante aos desafios da vida ?

A Bíblia apresenta uma base para o amor/tolerância completamente diferente daquilo que a Bíblia Satânica anuncia. Ao invés de promover o amor próprio como a base para amarmos os outros, a Bíblia diz que o amor de Deus é a fonte verdadeira. O amor próprio busca seus próprios interesses, e o amor de Deus entrega a si mesmo.

Assim, quando Jesus convida Seus discípulos a negarem a si próprios e tomarem sobre si o Seu jogo e a Sua cruz, Ele os conclama a um amor que doa a si mesmo, não a um amor que satisfaz a si mesmo. A alegria de Seus discípulos deve ser encontrada nEle, não em si mesmos. O amor-atitude, que vai além da capacidade do homem natural, é possível exclusivamente pela graça divina.

O amor próprio é um fato, não é uma ordem. Nenhum ensino nas Escrituras diz que alguém já não ama a si mesmo. Paulo afirma: “porque ninguém jamais odiou a própria carne, antes, a alimenta, e dela cuida, como também Cristo o faz com a igreja (Efésios 5:29).

Em toda a Bíblia, somos encorajados apenas a termos estima, confiança e fé em Deus e não em nós mesmos. A Bíblia diz que temos que colocar Deus e o próximo antes de nós mesmos e que é isso que nos tornará felizes e ajustados.

O conceito da auto-negação e o de dar preferência aos outros é um tema que se estende através de toda a Bíblia. Ela também ensina que é a santidade que conduz à integridade emocional e por fim, saúde física e espiritual. A Palavra de Deus nunca nos exorta à auto-estima, nem qualquer outra dessas formas de egocentrismo tão propalado pelo satanismo.

A resposta para a depressão, ira, revolta, mágoa, síndrome do pânico, fobias, medos, traumas e doenças psicossomáticas não é nos voltarmos para o ego, mas nos distanciarmos dele e buscarmos a Cristo. A única coisa que as Sagradas Escrituras nos manda fazer com o ego é negá-lo, aceitando a morte de Cristo como se fosse a nossa própria. Isso foi suficiente para os apóstolos e a igreja primitiva.

O egocentrismo é a essência do orgulho; e o Diabo, como o pai do orgulho, tem tido forte influência na realização e propagação dos prazeres carnais/pecados como as 7 indulgências descritas na Bíblia Satânica. E a promoção do inchaço do ego, de acordo a Bíblia Sagrada, é auto-destruição para o homem porque entra em conflito com as seguintes passagens: Filipenses 2.3: “por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo” e Provérbios 3:7-8 “não sejas sábio a teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal. Isto será saúde para o teu âmago, e medula para os teus ossos.”

A igreja de Laodicéia (Apocalipse 3:14-22) era esplêndida, considerava-se rica e saudável, ou seja, cheia de si. Por outro lado, a igreja de Esmirna (Apocalipse 2:8-11) é descrita como pobre, em tribulação e em grande perseguição. Deus disse para a igreja de Laodicéia que a vomitaria de Sua boca, mas para a igreja de Esmirna, Ele disse que seus membros iriam receber a coroa da vida.

Irmãos, para sermos bem-aventurados e termos vida em abundância precisamos nos guiar pela Bíblia, a única e verdadeira fonte de realização em Cristo e libertação dos enganos de Satanás. Vamos a alguns versículos que confirmam aquilo que a ciência revela em seus estudos e passagens que nos orientam quanto ao modo de viver baseado no evangelho de Cristo:

“Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira.” Romanos 5:9

“Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar.” Tiago 1:19

“Mas os mansos herdarão a terra, e se deleitarão na abundância de paz.” Salmos 37:11

“O coração alegre aformoseia o rosto, mas pela dor do coração o espírito se abate.” Provérbios 15:13

“A esperança dos justos é alegria, mas a expectação dos perversos perecerá.” Provérbios 10:28

“No coração dos que maquinam o mal há engano, mas os que aconselham a paz têm alegria.” Provérbios 12:20

“A luz dos olhos alegra o coração, a boa notícia fortalece os ossos.” Provérbios 15:30

“Abominação ao SENHOR são os perversos de coração, mas os de caminho sincero são o seu deleite.” Provérbios 11:20

“A prudência do homem faz reter a sua ira, e é glória sua o passar por cima da transgressão.” Provérbios 19:11

“O longânimo é grande em entendimento, mas o que é de espírito impaciente mostra a sua loucura.” Provérbios 14:29

“O homem iracundo suscita contendas, mas o longânimo apaziguará a luta.” Provérbios 15:18

“Para que vos não façais negligentes, mas sejais imitadores dos que pela fé e paciência herdam as promessas.” Hebreus 6:12

“Mas, se somos atribulados, é para vossa consolação e salvação é; ou, se somos consolados, para vossa consolação e salvação é, a qual se opera suportando com paciência as mesmas aflições que nós também padecemos;” II Coríntios 1:6

“Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus. Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito. Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros.” Gálatas 5:19-26

“ Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem. E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção. Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós, Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.” Efésios 4:29-32

“Mas agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca.” Colossenses 3:8

“Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor.” Romanos 12:19

“Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também.” Efésios 2:3

“Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade;” Colossenses 3:12

“Não maquines o mal contra o teu próximo, pois que habita contigo confiadamente. Não contendas com alguém sem causa, se não te fez nenhum mal. Não tenhas inveja do homem violento, nem escolhas nenhum dos seus caminhos. Porque o perverso é abominável ao SENHOR, mas com os sinceros ele tem intimidade. A maldição do SENHOR habita na casa do ímpio, mas a habitação dos justos abençoará. Certamente ele escarnecerá dos escarnecedores, mas dará graça aos mansos. Os sábios herdarão honra, mas os loucos tomam sobre si vergonha.” Provérbios 3:29-35

“Ouve, filho meu, e aceita as minhas palavras, e se multiplicarão os anos da tua vida. No caminho da sabedoria te ensinei, e por veredas de retidão te fiz andar. Por elas andando, não se embaraçarão os teus passos; e se correres não tropeçarás. Apega-te à instrução e não a largues; guarda-a, porque ela é a tua vida. Não entres pela vereda dos ímpios, nem andes no caminho dos maus. Evita-o; não passes por ele; desvia-te dele e passa de largo. Pois não dormem, se não fizerem mal, e foge deles o sono se não fizerem alguém tropeçar. Porque comem o pão da impiedade, e bebem o vinho da violência. Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito. O caminho dos ímpios é como a escuridão; nem sabem em que tropeçam.” Provérbios 4:10-19

“Mestre, qual é o grande mandamento na lei? E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.” Mateus 22:36-40

Este estudo só vem a provar mais um vez o quanto Satanás é astuto e seu livro é uma grande farsa, uma grande mentira!

Vejam esta notícia que confirma como as indulgências satânicas são informadas de maneira disfarçada para que as pessoas extravasem suas emoções sem o conhecimento de suas consequências para a saúde (quem escreveu este livro é um satanista que exerce também a psicologia):

Pratique os Sete Pecados Capitais e seja uma pessoa melhor, diz estudo

Pesquisa revela que os pecados ajudam a desenvolver qualidades positivas para o crescimento pessoal e ajuda no relacionamento.

 

http://www.tecmundo.com.br/pesquisa/19426-pratique-os-sete-pecados-capitais-e-seja-uma-pessoa-melhor-diz-estudo.htm

Deus te abençoe!



Marcadores

1984 (2) A Fazenda (1) Abner Ferreira (2) Aborto (5) Adoração (1) Agenor Duque (1) Albert Pike (10) Aldous Huxley (1) Aleister Crowley (8) Alex Jones (3) Alimentação (5) Amor (61) Anti-Cristo (28) Anton LaVey (11) Aplicativo (1) Apocalipse (52) Apostasia (81) Apóstolo Paulo (4) Apple (1) Aquino (2) Arquitetura (1) Arrebatamento (2) Atalaia (4) Atentado Paris (1) Autoridade (7) Avicci (1) Aylan Kurdi (1) Ayrton Senna (1) Bancada Evangélica (14) Baphomet (7) Barack Obama (12) Batalha Espiritual (16) Bíblia (3) Bíblia Satânica (8) Big Brother (23) Bispo Dozane (3) Bispo Macedo (12) Bispo Robson Rodovalho (2) Blogueiros (34) Brasília (2) Bruxaria (3) Cabala (6) Caim (2) Caio Fábio (1) Carnalidade (72) Carnaval (3) Catolicismo (9) Cenas fortes (1) Cezar Scholze (1) CIA (4) Clube Bilderberg (10) Codex Alimentarius (1) Comunismo (1) Conspiração (51) Controle mental (50) Copa do Mundo (1) Copa do Mundo 2014 (2) Corrupção (83) Crianças (2) Crise na Europa (8) Crítica (12) Cruz (1) Culto ao vivo (5) Cura (3) Daniel Batista (1) Daniel Estulin (6) Daniel Messac (1) Danilo Fernandes (1) Demas (1) Dep. João Campos (1) Depressão (4) Desafio (2) Desenho (2) Deuses (13) Dia dos Namorados (1) Dia dos Pais (1) Dinheiro (38) Dízimo (10) dr. Pedroza (1) Drogas (12) Economia (15) Edir Macedo (30) Eduardo Paes (1) Educação (8) Egito (4) Elite global (35) Emocional (2) Enoque Lima (4) Entretenimento (39) Entrevista (4) Escrever (1) Espiritismo (10) Espírito Santo (4) Estêvão (2) Estudo (106) Estupro (2) Evangelho (2) exposição (1) Fabio Pires (1) Facebook (3) Família (23) Faraó (7) Farsa Aquecimento Global (2) (40) Feliz Ano Novo (2) FIFA (2) Filemom (2) Futebol (1) G.A.D.U (25) Gabriel Medina (1) Gay (2) Genizah (1) George Bush (1) George Orwell (1) Gnosticismo (3) Gospel (17) Gospel Mais (3) Graça (15) HAARP (4) Halloween (1) Hangout (87) Hipnose (2) História (11) Hitler (1) Homossexualismo (40) Hórus (4) HSBC (1) Humanismo (12) Idolatria (25) Igreja (34) Igreja Em Ação (1) Igreja Universal (25) Illuminati (15) Índios (1) Influência (46) Internet (27) Iphone (1) Irmãos (48) Isadora Faber (1) Islã (1) Israel (2) Jaime Santana (29) JAMI (2) Jesus (84) (1) Jogo da Velha (1) Jogos (1) Jornal Estadão (1) Julian Assange (3) Julio Severo (3) Juventude (9) Kuddle (1) Legalismo (2) Louvor (5) Lúcifer (29) Maçonaria (165) MAFIA (3) Magia (11) Magno Malta (4) Manipulação (94) Manoel Ferreira (5) Marcha para Jesus (12) Marco Feliciano (20) Marcos Pereira (4) Marília Camargo César (1) Marisa Lobo (3) Matança (1) Matemática (2) Matrix (4) Maxwell Palheta (178) Mazzini (3) Ménage à trois (1) Mensagem (160) Mensagem Subliminar (12) Microchip (1) Mídia (92) Mike Murdoch (1) Mitologia Grega (2) MK Ultra (7) Moisés (2) MomentCam (1) Monsanto (1) Mortos (7) Moyses Macedo (1) Muçulmanos (5) Múmia (1) Música Secular (9) Músicas (6) NASA (2) Necronomicon (2) Neemias Gomes (1) Nova Era (9) Nova Ordem Mundial (73) O Rappa (1) Ocultismo (50) Olho de Hórus (8) Olimpíadas Londres 2012 (3) Opinião (284) Paganismo (16) Palestra (7) Papa (4) papa francisco (1) Paris (2) Pastor (5) Patricia Piccinini (1) Paul Walker (2) Paul Washer (3) Paulo Curi (2) PC do B (5) Pecado (59) Pedofilia (1) Perdão (21) Pirâmides (4) Pnl (1) Poema (4) Política (161) Pornografia (1) Portugal (2) Praga (1) PRB (1) Pré Pós Tribulação (3) Proclamação da República (1) Programação Monarca (3) PSB (5) PSC (9) PSDB (13) Psicologia (3) PT (17) Rachel Sheherazade (1) Rafinha Bastos (1) Raquel Elana (2) Rebeldia (19) Rede Globo (21) Rede Record (4) Reflexão (145) Rei Davi (1) Religião (71) Rio de Janeiro (43) Rituais (22) rockefeller (1) Rotschild (2) Ruy Castro (1) Sacrifício (16) Salvação (52) Samuel Ferreira (6) Santidade (44) Satanismo (43) Saúde (20) Sebastião Aragão (1) Semíramis (2) Set (3) Sexo (4) Silas Malafaia (52) Simbologias (14) Skinhead (1) Skull and Bones (2) Solidariedade (1) Stalin (1) Tecnologia (34) Televisão (1) Templo de Salomão (3) Teologia da Prosperidade (13) Terra plana (1) Thalles Roberto (1) Thomas Edison (1) Timóteo (1) Transgênicos (1) Trauma (6) Ufo (5) Universo Cristão (162) Usain Bolt (1) Vídeos (316) voyeurismo (3) WikiLeaks (3) Zumbi (2)